Mantou 饅頭 pãezinhos chineses ao vapor

Foi na Dinastia Zhou (771 A.C) que uma familia chinesa estava a fermentar farinha e água na sua pequena casa junto ao rio Yangtzé. Bao era o mais novo de cinco filhos e nesse dia contemplava o rio quando reparou numa pedra preciosa que brilhava no fundo do rio, curioso com a sua descoberta Bao tentou-a alcançar com a sua pequena mão, mas sem ter tempo para pedir ajuda uma enorme carpa koi surgiu do rio e engoliu Bao vivo. Jin a mãe de Bao, que estava lá perto viu o peixo e atirou-se para o Rio, durante dias Jin procurou pelo seu filho, o tempo ia passando e o seu corpo se transformando. Primeiro foi o seu corpo que se encheu de escamas das mais belas cores, depois suas mãos se transforam em garras e uma cauda surgiu de suas costas. Um ano passou e o desespero tomou conta do coração de Jin e uma chama saiu das suas entranhas, o rio começou a ferver e o ar encheu-se de vapor, toda a farinha fermentada que os aldeões produziam cozinhou com o calor que se fez nesse dia e assim surgiu o pão cozido a vapor ou Mantou.

d9546bb4df0eb318b8357079b90753d2

 

Yangtzé é o maior rio da Ásia mas nos últimos anos ele tem sofrido com a poulição industrial, a agricultura desmedida e a poluição das cidades. Algumas regiões do rio já são protegidas. Se forem á Ásia não se esqueçam de fazer um tributo a este rio.

Yangtze.River.original.2317

Outra história rodeia os pães cozidos a vapor ou melhor o nome Mantou. Na Dinastia Ming o nome Mantou significava cabeças de bárbaros. O capitão Zhuge Liang lutou para libertar a China dos Bárbaros ganhando a batalha. No regresso de volta ele e o seu exército precisavam de atravessar o rio Lu que tinha um caudal bastante perigoso. Os locais disseram-lhe que a única maneira seria  usando as cabeças humanas como sacrificio para conseguirem atravessar.

Mas Zhuge não aguentava a ideia de  sacrificar pessoas inocentes e ordenou aos seus soldados para matarem alguns animais e que colocassem a carne dentro de massa em forma de cabeças que as cozinha-se a vapor e as joga-se ao rio. Os pães enganaram o rio acalmando-o. Desde ai o pão ficou conhecido como  cabeças dos bárbaros ou Mantou.

As histórias chinesas estão sempre recheadas de fantasia e por isso elas nos fazem sonhar tanto. Mas devem pensar que fazer pão chinês é algo imposssível mas nada disso se seguirem a receita vão ter sucesso de certeza.

Lista de Compras!

2 colheres de sopa de óleo de coco

300g de Leite

5 colheres de açucar

1/4 colher de sal

500g de farinha tipo 55

7 g de fermento de padeiro

Work Work Work Work Work

1-Aquece o leite com o óleo de coco o sal e o açucar (sem ferver).

2-Mistura a farinha com o fermento.

3-Mistura o leite morno à farinha até formar uma bol uniforme e elastica, por isso é só amassar, socar e amassar (uff relaxante!).

4-Estica a massa em forma de um rectangulo depois pega numa ponta do rectangulo (o lado mais pequeno) e dobra até ao meio da massa, faz o mesmo com o outro lado.

5-Vira a massa ao contrario e estica em um rectangulo com cerca de 5mm de espessura a largura deve ser de três palmos.

6-Com a mão molhada molha a superficie da massa e dobra o pão em um rolinho como na imagem.

7- Corta em pedaços de 7 cm. Sobre um papel vegetal com óleo deixa os pães levedar durante 45min de preferência num local húmido e quente.

8-Para cozinhar seria preferivel usar os tipicos cestos a vapor chineses ( se quiserem podem encontrar estes cestos em feiras ou aqui), mas da maneira ocidental podemos usar uns aparelhinhos que há no Ikea por menos de 3€ (Ikea steamer).

9-Coloca a água a ferver, quando ela estiver pronta coloca o steamer insert dentro da panela de forma a que não toque na água. Cozinha por 13 minutos.

10-Tira para fora e deixa secar por uns minutos.

save-new (1)

Também podes fritar, geralmente eles são servidos os dois juntos em alguns restaurantes chineses mas sempre podes comer todos fritos!!! Podes fazer o pão de várias formas não precisa de ser necessariamente esta forma e ainda os podes rechear com vegetais ou carne.

Se gostaste do post faz um like e subscreve para mais receitas como estas.

 

 

Deixe um comentário